Urban A4 - All Wheels Photography

Urban A4

     Há um ditado popular que descreve a mood deste artigo: «Vão-se os anéis, ficam os dedos». Neste caso, ninguém perdeu o anel ou algo do género mas a frase assenta bem por aqui. Desde o início da All Wheels Photography que nos apoiámos em parceiros para crescer, conhecer clientes e principalmente fazer amizades. Com o passar do tempo e com a evolução do mercado, estes compromissos ficam ou mais fortes ou mais fracos, mas as amizades e conhecimentos feitos perduram. Mais engraçado ainda é quando o nosso quotidiano se cruza com alguém que faz parte do leque desses conhecimentos e nos apercebemos que atualmente há uma ligação directa com os nossos parceiros.

Mural de Vanessa Teodoro, a razão da escolha deste local para a sessão fotográfica.

    O dono deste Audi A4 é amigo e cliente de um dos parceiros que mais nos tem dado atenção e importância, fruto da amizade crescente entre nós. Falamos da 2255 Car Detail que através da sua intervenção mais atenta em clientes da margem sul do Tejo, tem crescido e evoluído. Além da 2255, este A4 foi desenvolvido e trabalhado a nível de suspensão na TM Pneus e Acessórios com quem nós também mantemos relação de amizade e confiança. E tudo isto ajuda a cimentar mais ainda a nossa ideia de que um projecto automóvel precisa de várias vertentes, amigos e empresas para crescer e este Audi é exemplo disso.

De qualquer ângulo este A4 transpira elegância.

    Todos vós, leitores assíduos ou pontuais da AWP, conhecem o Audi A4. Modelo familiar da marca germânica, em produção desde 1994 e atualmente na quinta geração. Veio substituir o indestrutível Audi 80 e é responsável pela maior fatia de vendas da marca desde praticamente o princípio da sua comercialização. Concorrente directo do Mercedes-Benz classe C e do BMW Serie 3, o Audi A4 tem-se atualizado e mantido em linha com as evoluções técnicas e de segurança e claro, crescido em termos de qualidade de construção, eficácia dinâmica e evolução técnica. De uma forma simples, pode definir-se o A4 como um modelo familiar com motor de montagem longitudinal, sobre o eixo frontal, transmissão montada atrás do motor e tracção frontal ou integral, o famoso sistema «quattro».

    Este A4 pertence à geração B7 (código interno da Audi) e é a terceira numa linhagem que vai já na quinta versão. Quando surgiu, o B7 usava uma nova plataforma e apesar de esteticamente ser distino da versão B6, não era mais que um facelift bem aprofundado da segunda geração. Motores novos, melhores suspensões e novidades electrónicas nos controlos de suspensão, sistemas de multimédia e ECU foram as principais intervenções desta geração do familiar alemão. Além dos revistos motores a gasolina, também os diesel foram alvo de melhorias nos sistemas de injecção, gestão electrónica e revisão ecológica. E já que falamos de motor, este A4 que aqui mostramos conta com menos comum 2.5 V6 TDi, com uns saudáveis 160 cavalos (ficha técnica A.G.).

     Tal como outros modelos do grupo VAG (Volkswagen), o Audi A4 é uma base apetecível para alterações e personalizações. É o típico modelo e excelente exemplar do less is more pois bastam duas ou três modificações para se ter um projecto simples mas eficaz. Suspensão, jantes e detalhes estéticos compõem este projecto e resultam num agradável conjunto quer de ver e olhar, que resulta numa sessão fotográfica interessante na nossa opinião. E para essa sessão, os mais atentos já terão percebido que nos encontramos na margem sul, em Cacilhas, perto da 2255 Car Detail e da MS Customs que também teve uma «mãozinha» neste projecto. Zona com grafittis de artistas locais, em especial a parede preta e branca de Vanessa Teodoro, a cor e grafismos contrastam com a simplicidade e sobriedade deste Audi, embora se torne vistoso e atraia atenções com as suas generosas jantes.

Em qualquer das fotos que tirámos, a estrela foi sempre a jante.

    E podemos já saltar para a parte das jantes e suspensão, claro. Talvez o que mais faz este projecto seja a postura deste A4 e isso é conseguido graças à suspensão a ar da TA Technix com controlador AirLift 3P. Quando parado, este Audi consegue encostar parte do chassis ao chão, «escondendo» as jantes Bentley Mulliner de 20 polegadas de diâmetro nas cavas. Estas lindissimas jantes de 9 polegadas de largura estão embrulhadas em pneus 215/30 R20, que dá o tal efeito stretch tão apreciado pelos aficionados deste tipo de alterações. Pode não ser consensual, mas é um estilo cada vez mais em voga e com mais adeptos e também mais visto nos encontros, eventos e gatherings que vemos pela internet e ao vivo. Além destas Bentley, este Audi também tem possibilidade de «calçar» umas jantes Aston Martin 7 spoke em 19 polegadas (aqui em versão staggered – jantes traseiras mais largas que as frontais – em 8,5 e 9,5 polegadas de largura). E como não há duas sem três, ainda há mais um set de jantes, mais viradas para o aspecto desportivo que se consegue também neste Audi, umas OZ Ultrallegera também de 19 polegadas e 8 de largura.

     A rolar com as jantes da Aston Martin, conseguimos ver melhor a travagem de 8 pistons da RS4 com discos 365 mm, que além de executarem a sua função de forma exímia, causam ainda um impacto visual fantástico pois preenchem na perfeição o espaço criado pelas volumosas jantes. E para o componente estético também contribuem outros detalhes, claro. Novo para-choques frontal com entradas de ar volumosas e aspecto mais «embrutecido» na frente contribuem para o ar mais musculado deste A4. Atrás é a dupla ponteira característica da versão 2.5 TDi que partilha as atenções com o spoiler de três peças em carbono da Votex.

    No interior é visível o investimento. O sistema de compressor encontra-se bem instalado e não altera o visual ou utilidade do interior deste Audi. E que interior! A versão mais desportiva da A4, a RS4 empresta os seus bancos frontais em formato baquet para este projecto e altera radicalmente o ambiente a bordo. De tonalidade negra e com predomínio da pele, o habitáculo deste Audi é um local confortável para se estar e nem os mais de 30ºC que se faziam sentir na sessão causou transtornos para fotografar o interior, dado que o AC bizona funciona na perfeição. O sistema multimédia integral android e o controlador da suspensão Airlift compõe a consola central atraíndo os olhares para o sticker da Proud., grupo com origem no facebook que reúne um conjunto de projectos automóveis com características particulares e cuja presença é seleccionada com critérios apertados.

As «poltronas» da RS4 causam impacto neste interior.

    Rapidamente o tempo da sessão se passou e apesar dos mirones a interromperem a sessão para questionar se o «Bentley» estava para venda, podemos dizer que foi um prazer realizar estas fotos. Mostrar em detalhe este projecto, cuja intervenção em modificações e manutenção de pintura, interiores e detalhe ficam a cargo de empresas que tanto nos dizem e têm ajudado é a nossa forma de mostrar o respeito pelo seu trabalho e claro, elogiá-los por isso mesmo.

error: Content is protected !!