Summer On Stance v5.0

   Os eventos continuam a ser um escape para todos aqueles que vivem os automóveis. O cruzar de ideias, troca de opiniões, ver outros automóveis e mostrar o seu atraí o petrolhead dentro de cada um de nós. Mais do que o descrito, os eventos servem para cultivar o gosto pelo automóvel e perfilar aqueles que deste mundo vivem e/ou dependem, sejam privados ou empresas. Claro que depois no mundo dos eventos, há as várias vertentes mas basta espreitarem a nossa secção dedicada a eles para perceberem que a nossa presença é mais assídua em certames relacionados com a personalização automóvel ou eventos específicos.

Dos projectos mais curiosos presentes.
Um Silvia que veio espalhar magia desde o Algarve.

    Um desses eventos, que nos escapava da agenda há muito é o Summer On Stance. Anualmente, os administradores do grupo Stance Dubs organizam aquele que é já considerado por muitos o melhor evento do género em Portugal e um dos obrigatórios a ir, a nível europeu. No primeiro fim-de-semana de Agosto, o parque urbano da cidade de Paços de Ferreira acolhe milhares de visitantes, centenas de expositores e dezenas de empresas que preparam estes dois dias com muita importância e dedicação.

A variedade é imensa na edição 5 do SOS.
Volkswagen Golf, para todos os gostos.

    Com um espaço interessante para um evento, o parque urbano da cidade capital do móvel começa a mostrar-se pequeno para tantos e tão interessantes projectos. A área de exposição divide-se em quatro zonas distintas, sendo a sua ocupação pelos projectos e bancas de empresas da responsabilidade da organização, de forma a garantir a distribuição uniforme pelo recinto. Mas antes de chegarmos ao recinto, já temos contacto com alguns dos projectos, quer durante a viagem, quer na limpeza do carro antes de entrar no recinto e após a deslocação.

    O nosso dia começou de madrugada, às 5h. Fomos novamente à boleia da BMW E91 do Careka, já nossa conhecida e habituada a servir de táxi para estes certames. Como é apanágio destas viagens, fomos recolhendo amigos ao longo dos 350 quilómetros de viagem, nas paragens que fomos fazendo e que dá força à vontade de fazer estas pequenas roadtrips. Chegados à cidade do evento, a reunião com outros amigos e projectos é feita na lavagem automática perto do recinto onde pudemos presenciar já alguns dos expositores e claro, ver o cuidado e carinho que nutrem pelos seus projectos.

   Suiça, França, Luxemburgo, Espanha, Reino Unido e Portugal. Nacionalidades das matrículas presentes, sendo clara a aposta deste evento no mês de Agosto. Dois dias de festa, separados por uma noite de animação que na quinta versão deste evento contou com uma festa de pôr-do-sol que se prolongou noite dentro. Mas já no quinto parágrafo deste artigo e ainda não falámos dos carros em si. Basta ver as fotografias para percebermos que o mundo da modificação automóvel evoluiu. Apesar de estarmos num evento com projectos seleccionados anteriormente, pré-aprovados através de candidaturas e com estilos mais específicos, não podemos deixar de constatar a elevadíssima qualidade dos projectos presentes.

Sim, é um verdadeiro AMG.
Um dos top 15, este fantástico RS3.

   E falando dos projectos, analisando o parque automóvel do evento, é fácil confirmar uma tendência: os alemães ganham em número, em especial a Volkswagen que, por mão do Golf, continua a ser uma das marcas mais procuradas para este tipo de alterações e apesar de haver inclusive o mesmo modelo no evento, as alterações efectuadas tornam-nos tão diferentes quanto é possível. A surpresa deste ano foi o aumento de modelos nipónicos que habitualmente montam modificações tendencialmente mais viradas para outros estilos. Apesar de não haver uma limitação rígida da tipologia de modificações, o Summer On Stance rege-se pelos estilos onde a atenção ao fitment (relação entre a suspensão/altura ao solo e jantes/pneus e sua largura e encaixe) é parte importante de cada projecto.

Golfs de várias gerações e para todos os gostos.

    Tendência que se vai confirmando cada vez mais, os veículos equipados com suspensão a ar continuam a ser a forma mais fácil de garantir um correcto fitment que, devido às cada vez maiores opções de jantes no mercado, criam um conjunto harmonioso e de estética bem conseguida. Claro que também se consegue tudo isto com suspensão coilovers ou até fixa mas claro que as limitações são maiores tal como os riscos de danificar equipamento do próprio automóvel. Mais do que reparar nestas coisas, o SOS V5.0 tinha projectos para todos os gostos. Dos mais simples aos mais complexos, a variedade garantia horas de entretenimento aos fãs deste estilo de eventos a apreciar, tirar ideias e claro, fotografar. Prova disso são as mais de 400 fotografias tiradas por nós que tiveram de ser reduzidas para que este artigo não se torne maçador de ver pelos nossos leitores.

Um projecto bastante completo, proveniente da Alemanha.

    Durante o dia o evento teve alguns momentos de descontracção, com entrevistas, passatempos e bancadas de venda de produtos do evento. Também obrigatórias, as tascas de bebidas e snacks estavam bem posicionadas e garantiam hidratação e alimentação num dia em que os termómetros marcaram mais de 35ºC. Aproveitámos a pausa do almoço para conhecermos um pouco do centro da cidade de Paços e claro, falar dos projectos presentes. Discórdias à parte, fomos fazendo «apostas» sobre os tops, momento mais alto do evento para a maioria, em que os seus projectos, mediante votação de um júri ao longo do dia, são premiados com um prémio tendo em conta o todo do projecto e a categoria em que se insere.

O vencedor do top, Evo VIII.

      A parte da tarde trouxe mais calor e mais fotografias. Depois de conhecermos bem o espaço e onde os projectos estavam colocados, pudemos gerar mais e melhor trabalho. Apesar de irmos interrompendo a aquisição de imagens por encontrarmos clientes e amigos, a recolha mostrou-se proveitosa mas claro, com algumas limitações. Nem todos os carros foram fotografados mas acreditamos que mais oportunidades virão e claro, têm sempre a hipótese de contratar uma sessão privada para que vejam o projecto retratado da forma como merece.

    Com o sol a encaminhar-se para o horizonte, era altura dos automóveis subirem ao palco do evento. Muito se falou, nos dias seguintes ao evento, dos prémios, se eram merecidos ou não. Já nós na All Wheels Photography optamos por não tecer qualquer comentário. Achamos que cada um dos presentes no evento deviam ser premiados pela selecção para exposição e isso já diz muito da qualidade. Destacamos apenas o vencedor do top, o Mitsubishi Evolution VIII que dentro de um estilo mais Velocidade Furiosa, cheio de detalhes deliciosos e únicos, reuniu a maior parte dos votos e levou, pela primeira vez, um japonês ao degrau máximo do pódio deste evento. E… até houve tempo para um pedido de casamento, com resposta positiva.

Ela disse «sim»!
Recordam-se deste Mercedes? Já passou pelas nossas lentes.
Em cima, o top «staff» atribuída à VW Passat do João Reis. Ao lado, um imaculado Golf ABT.
O grande vencedor do SOS v5.0, Evolution VIII.

   Hidratados para o caminho, despedimo-nos dos amigos que conhecíamos de outros eventos e sessões privadas e futuros clientes e colocamo-nos a caminho para mais três centenas e meia de quilómetros até casa. Aproveitámos o pôr-do-sol e a excelente autoestrada que sai de Paços de Ferreira para as tão estimadas rolling shots e claro, aproveitar para arrumar ideias e nos dar vontade de pegar nos nossos automóveis e gastar uns €€ de forma a poder ver, daqui a uns anos, o nosso projecto exposto num dos maiores eventos do tipo. Foi o primeiro evento a que fomos pessoalmente (já tínhamos artigos dedicados, mas com colaboração fotográfica de terceiros) e vimos de lá de cartão e mente cheia, com a certeza de um dia bem passado, sem complicações, sem stresses, sem chatices mas com muita alegria e satisfação. Venha o V6.0.

     Conforme é habitual, adicionamos aqui ao artigo o vídeo do André Gonçalves da Fastworksmedia  sobre o Summer On Stance. Desfrutem!

error: Content is protected !!