Sintra Clássicos na BA #1

    A cultura automóvel em Portugal tem «sofrido» uma mudança importante no seu paradigma. Os eventos que vão surgindo um pouco por todo o lado têm contribuído para o crescimento do gosto pelo automóvel, pela mota… e nós na All Wheels Photography temos observado esse crescimento e acompanhado as suas vertentes, dentro das nossas possibilidades de agenda e atuação de área geográfica. Sejam veículos alterados, clássicos ou exóticos, o culto automóvel no nosso «cantinho» tem motivos para crescer e queremos ser parte desse crescimento.

    Na zona de Lisboa os fim-de-semana são agitados no que concerne a eventos automobilísticos. A cada domingo, existem grupos a festejar o seu gosto pelos veículos um pouco por toda a zona, fazendo migrar os aficionados para os locais de culto. Corroios, Cabo Espichel, Oeiras, Cascais, Sintra, todos estes locais e outros são zonas de reunião para os que vêm o automóvel (e mota, claro) como uma extensão do seu agregado familiar, do seu «eu». E isso merece ser celebrado por nós, em formato de artigo como tem vindo a ser hábito. E tendo em conta a nossa disponibilidade, comecemos pelo Sintra Clássicos.

     Antes de mais, temos de abrir aqui umas aspas e falar sobre os aviões nas fotos. Sim, falamos dos que têm asas e não dos que têm quatro rodas. O Sintra Clássicos tem visto o seu evento crescer de mês para mês o que fez com que as localizações deste evento têm sido alteradas. Inicialmente em S. Pedro de Sintra, o Sintra Clássicos começou como um pequeno ajuntamento de proprietários de veículos clássicos aos primeiros domingos de cada mês. Como em tudo o que é bom não se mexe, a equipa foi crescendo e com isso, o espaço começou a escassear, principalmente com o aparecimento de clubes e a divulgação do evento nas redes sociais.

    Depois de S. Pedro, o meet começou a ser organizado junto à Câmara Municipal de Sintra. Tal como no primeiro local, também o parqueamento começou a ser pequeno para tantos curiosos e participantes e a organização do Sintra Clássicos viu-se na necessidade de limitar o parqueamento, definir zonas de estacionamento e com isso, reduzir a procura do evento. Mas aconteceu o inverso e atrás dos aficionados dos automóveis começou a surgir também algumas pessoas menos bem comportadas o que fez com que a organização pedisse apoio das autoridades em termos de gestão de comportamentos. Mas nem tudo é mau e com estas limitações a qualidade do parque automóvel aumentou, bem como a procura do evento o que levou a nova mudança de local.

    E aqui estamos, na Base Aérea nº1, de Sintra, com o Sintra Clássicos. Um verdadeiro upgrade em termos de localização e de organização, dado que os veículos agora expostos são submetidos a uma candidatura e avaliação por parte da organização. Além disso, o ambiente numa base aérea impede os abusos como arranques, ruídos, demonstrações de «perícias» o que faz com que todos os presentes tenham bons comportamentos. Ainda por cima, temos parte da história da aviação portuguesa como cenário, a verdadeira cereja no topo do bolo num evento que precisa de limar algumas arestas mas que está cada vez melhor quer em termos de gestão, quer em termos de veículos presentes.

E30. Um dos míticos da casa bávara.

     Fomos aos dois primeiros eventos na nova «morada» e juntámos neste artigo o resultado. Dos japoneses (como o 3000GT, os Eclipses ou o AE86) passando pela armada francesa de Peugeots 106’s e Renaults 5 e RS’s, sem esquecermos outros importantes como os Porsche, Alfa, Volkswagen enfim, uma montra automobilistica que merece o registo e claro, a nossa atenção em artigo. Em breve voltaremos e não se esqueçam de colocar nas agendas que o primeiro domingo de cada mês merece a visita à Base Aérea de Sintra.

error: Content is protected !!