Iberian Porsche Meeting

   Qualquer evento organizado no Autódromo do Estoril é motivo de migração dos fãs do automobilismo. Sejam eles provas da FIA, eventos privados, testes das marcas ou trackdays, o espírito é igual: adrenalina ao máximo para ver os bólides, ouvir os motores e cheirar a gasolina e pneus queimados. Pois bem, o local acima referido tem sido palco de imensa actividade no ano de 2018 (à semelhança dos dois últimos anos) e são já várias as marcas automóveis a eleger o circuito às portas de Lisboa como local de culto para os seus eventos carismáticos.

    Um dos últimos a ser organizado no Estoril foi o Iberian Porsche Meeting. Três palavras que soaram tão bem aos nossos ouvidos e que nos levaram ao circuito no dia 21 de Julho de 2018. Mas quem foi a pensar que ia ver alguns modelos icónicos da marca de Estugarda, ficou surpreendido com a variedade, quantidade e exclusividade de alguns dos modelos presentes. E mais do que um evento de exposição, este dia muito bem passado rodeado de beldades teve várias actividades que foram entretendo todos os presentes e que serviu também para celebrar os 70 anos da marca.

Das duplas mais interessantes presentes no IPM - GT3 e GT3 RS.

    Falemos das várias actividades presentes. Desde voltas cronometradas em pista a percursos de todo-o-terreno, passando pela interacção dos mais novos com a marca Porsche, o dia esteve recheado de momentos únicos. Em detalhe, nomeamos as várias actividades:

  • Porsche Clube Portugal Challenge – corrida em pista, com 7 voltas, reservada a automóveis Porsche de estrada, originais e com pneus de estrada e sem modificações quer estéticas, quer mecânicas. Os resultados foram divididos, obviamente, por classes;
  • Porsche Racing Challenge – evento Porsche sem uma corrida mais a sério não fazia sentido. Assim, esta etapa do dia esteve reservada para uma corrida em pista de veículos de competição, divididos por categorias (regulações desportivas) e reservada a clássicos, versões de competição (Cup) e versões GT2 e GT3, sem restrição de idade;
  • Power Stage / Slalom – momento competitivo de perícia e velocidade em que cada condutor mostra as suas aptidões ao volante do seu Porsche, num percurso limitado (em admissões) e bastante sinuoso;
  • Porsche SUV Experience – com a família Porsche cada vez mais diversificada, não podia faltar um local onde os Cayenne e Macan pudessem mostrar a sua veia mais aventureira num percurso de todo-o-terreno;
  • Porsche KID Experience – pequenas zonas de aprendizagem e diversão onde os mais pequenos podiam conduzir um Porsche para o seu tamanho, em vários percursos preparados.
Um exemplar único que cativou a nossa atenção.
O novíssimo GT2 RS foi uma das principais atracções.
Porsche em pista, definição de elegância.

   Ao longo do paddock do Autódromo pudemos desfrutar da engenharia Porsche, ver os vários modelos, do mais clássico 356 ao imparável 991 GT2 RS passando por verdadeiros ícones como o Porsche Carrera GT ou os vários Carrera S de competição. Entre modelos distintos e cores variadas, a paleta de amostra presente era verdadeiramente deslumbrante e deixou-nos por vezes sem saber para onde apontar as lentes e a forma como o fazer. Também nas boxes da pista o ambiente era semelhante. Veículos mais virados para a competição partilhavam o espaço com clássicos e Porsches de dia-a-dia, numa demonstração de versatilidade que apenas um modelo da marca germânica pode ter.

Ao lado, gerações e famílias diferentes com a mesma paixão em comum: eficácia dinâmica. Em cima, um bonito 991 Cabrio e em baixo, uma das estrelas da Exposição «70 Anos Porsche», um deslumbrante 993 Carrera RS.
error: Content is protected !!