Classic Range Rover | G87

        O primeiro jipe na All Wheels Photography tinha de ser especial e se é um jipe, é para poder ir a todo o lado com facilidade logo, estar bem apetrechado de equipamento e extras para que tenhamos função além do aspecto. E claro que todo este trabalho que vão poder ver ao longo deste artigo só podia ter sido instalado no nosso recente parceiro, a Garagem_87 que já estão no mercado há quase uma década com um leque de serviços variados, tal como podem ler no nosso separador das parcerias. E como referimos no nosso primeiro artigo dedicado a esta parceria sobre o trabalho de detalhe feito no Porsche 996, a área do todo-o-terreno é ponto importante na atividade desta empresa e assim, abrimos as «hostilidades» dos vários artigos em linha com a definição de todo-o-terreno: a Land Rover.

     A Land Rover é uma marca sobejamente conhecida, e mesmo para os que não são fãs de jipes e de atividades fora de estrada, é uma marca que rapidamente associamos a passeios de fim-de-semana pelo mato, convívios na natureza e eventos onde o pó, lama e montes íngremes são os ingredientes-base. Uma aventura que começou ainda nos anos 50 do século passado com a produção do primeiro jipe para uso civil, mas foi só em 1970 que o modelo da imagem, o Range Rover foi anunciado ao público e veio revolucionar a Rover Company, juntamente com o seu best seller Defender. Desde que surgiram, que os engenheiros da Rover tencionavam lançar um modelo todo-o-terreno de características familiares, com um formato de carrinha, vulgo station-wagon mas entre os finais dos anos 50 e 1966, o projecto ficou adormecido em prol de desenvolvimentos na fábrica, na produção da versão que veio dar origem ao Defender e na reorganização da equipa de gestão da marca. Com a chegada ao grupo de dois engenheiros com uma visão alargada do mercado naquela altura, a Rover decidiu usar um motor V8 tanto em voga noutros automóveis e criar um veículo familiar que podia circular um pouco por todo o lado.

       Em 1970 sai então para o mercado o primeiro Range Rover, apenas na versão de três portas com uma transmissão manual de quatro velocidades e tracção integral permanente. Extremamente luxuoso para a época e especialmente, para um veículo todo-o-terreno, veio mudar o paradigma do veículo familiar e muitos que viam nos Mercedes e BMW da época a epítome do luxo e conforto, trocaram os seus carros por um Range Rover. O impacto do design deste modelo foi tal que até no Louvre esteve um modelo em exibição por largos meses, motivando a marca a explorar esse facto na sua publicidade. Com as vendas a aumentarem e com os pedidos dos fãs da marca a crescerem, em 1981 surgiu a versão de quatro portas (conforme temos aqui) e com o opcional de transmissão automática a aparecer em 82 e ao longo dos anos seguintes até ao final da década de 80, surgiram as transmissões de 5 velocidades, as versões diesel e uma versão mais luxuosa que viria a ostentar um nome que ainda hoje é símbolo de luxo na marca – Vogue.

O kit de elevação, as jantes e pneus de maior dimensão e os variados extras colocados neste Range Rover não são só «fogo de vista», permitem mesmo uma maior tranquilidade nas incursões fora de estrada.
Quase que diríamos que nos excedemos nas fotos mas este Range Rover é, estranhamente, bastante fotogénico.

       Foi já na última década do século passado que aparece o V8 de 3,9 litros e o ABS bem como opcionais como o tecto de abrir e o ar condicionado. Melhorara a segurança com barras estabilizadoras mais rígidas para diminuir o rolamento da carroçaria quando em curvas mais apertadas, mas sem perder as capacidades de todo-o-terreno pelo que são conhecidos. Em 1994 são instalados os airbags para condutor e passageiro, algo inovador neste segmento do mercado e em 1996 sai da linha de produção o último Range Rover Classic, assim renomeado ainda em 1994 quando foi lançado o modelo seguinte, com alterações estéticas, mecânicas e dinâmicas importantes e dado que ambas as versões / gerações coexistiram, houve a necessidade desta renomeação do modelo que vemos neste artigo.

       Ao longo dos vários anos de produção e desenvolvimento, o Range Rover foi usado em todos os «cantos» do mundo com funções tão distintas como veículos presidenciais com vidros à prova de bala e chapa blindada, ambulâncias e veículos de socorro nos bombeiros, unidades policiais de intervenção, nos serviços militares enquanto veículo das unidades de desativação de bombas. Também foi vendido como veículo de luxo por marcas de personalização automóvel, foi alvo de imensas alterações para todo-o-terreno e enfrentou ambientes desde os desertos áridos do norte de África ao Circulo Polar Ártico. Participou em expedições pelas florestas tropicais da América do Sul, provas desportivas pelo continente Asiático ou simplesmente para ir à missa ao domingo.

        A globalidade e pluralidade de utilizações deste Range Rover vale-lhe as excelentes criticas que tem da imprensa mundial e dos milhões de fãs por todo o mundo, com centenas de grupos online, clubes automobilísticos e sites dedicados. Ainda hoje é visto como um exemplo de resistência e fiabilidade e até luxo fora-de-estrada e atualmente é a escolha de várias personalidades enquanto veículos de utilização diária, sendo comumente associado aos futebolistas e suas famílias.

       Antes de terminarmos, temos obviamente de falar no excelente trabalho feito na Garagem_87 de restauro e recuperação deste Range Rover. A pintura foi totalmente refeita, na sua integralidade. A suspensão foi alterada e melhorada utilizando suspensão elevada da APV. Os estribos e novos pára-choques foram também pintados com pintura lamin-X, melhoraram as protecções inferiores para aquelas incursões fora de estrada mais agressivas. Os faróis foram trocados por sistemas led que aumentam as condições de visibilidade de condução noturna e para ajudar a ver no meio do «mato», temos iluminação extra no pára-choques e na grade do tejadilho. Basta olhar para este Range Rover para se perceber que dificilmente haverá local onde não conseguimos chegar ao volante deste jipe.

error: Content is protected !!