CLA-marelo 45

   Apostamos que a primeira ideia que vos vem à cabeça quando abriram este link foi: porquê amarelo? Continuando a temática do anterior artigo, mantemos a opção de cor no alegre amarelo e tendo em conta a alteração climática nos últimos dias, é com um misto de alegria e vontade de ir dar uma volta que escrevemos este artigo. Mas voltamos à questão da cor. Ao invés de perguntarem o porquê do amarelo, porque não questionar… porque não? Já viram algum CLA 45 AMG numa cor tão viva, tão exuberante? Um modelo desportivo como o CLA, com um pulmão potente e extras dignos de registo (aos quais já lá iremos), faltava um elemento surpreendente e que o destacasse dos demais automóveis da via pública (sim, este também era preto!), e o seu dono aproveitou para mostrar a sua irreverência no que diz respeito ao conceito de automóvel e claro, arrojar na opção da cor. A nosso ver, acertou em cheio.

    Mas há mais do que a cor amarela neste CLA. Há muito opcional de fábrica adicionado a este Mercedes, tanto que falamos de um veículo que passou a fasquia dos 80 000€ quando foi comprado novo. Espantados? Não fiquem… basta irem a um configurador da Mercedes-Benz para perceberem que facilmente se torna elevada a fatura a pagar num modelo destes. Há extras obrigatórios, como o volante desportivo ou as baquets, o tecto panorâmico ou os escapes desportivos AMG… portanto, uma parafernália de «cruzinhas» a colocar quando andamos entretidos a personalizar um automóvel na net. Mas além desses opcionais, depois ainda há o mundo da personalização não-OEM, ou seja o vulgo tuning que em pleno 2018 continua a ter conotação menos positiva.

O ar musculado deste AMG está amplamente acentuado com a nova cor.

  Para aplicar a cor amarela, o dono deste CLA optou pela película. Bastante na moda, como já referimos várias vezes, torna-se mais fácil e reversível a utilização desta opção de forma a mudar radicalmente a cor e aspecto do automóvel.

   A empresa responsável por esta alteração foi a MS Customs, sediada junto aos nossos parceiros da 2255 Car Detail em Cacilhas. Atento aos detalhes, a equipa responsável pela personalização não se limitou a forrar o CLA, usou a película para dar mais ênfase ao aspecto desportivo e aguerrido deste AMG; por exemplo, na frente, a zona central do pára-choques permaneceu preta, fazendo uma ligação entre as três generosas entradas de ar. Já o símbolo da Mercedes foi deixado com o cromado inicial para fazer o contraste com a cor negra dos frisos da grelha bem como para fazer um efeito “flutuante” nesta frente agressiva.

    Também o lip frontal manteve a cor negra para aumentar o impacto visual e em contraste, os espelhos receberam uma pequena fita amarela. Vendo de frente este 45 AMG, é difícil perceber se se trata de um AMG puro ou de um qualquer CLA com kit estético, o que a nosso entender se trata de um erro crasso da Mercedes, que na segunda geração do CLA (e dos irmãos) tentou resolver.

Numa tarde quente, foi necessário procurar sombra para tirar partido deste vistoso AMG.

    É na lateral que se começa a conseguir distinguir entre o verdadeiro AMG e os wanabe AMG. Os volumosos travões com pinças vermelhas (opcional na altura de compra) que se escondem atrás das massivas mas elegantes jantes Quantum 44 Forged (de forjadas) de 20 polegadas anunciam logo que se trata de uma versão mais apimentada. A dúvida esbate-se totalmente no lettering lateral (que neste caso foi suprimido) que anuncia o 45 AMG Turbo de forma evidente. Também nesta secção do CLA 45 AMG a película teve um efeito importante, ao manter-se os puxadores das portas e o lining da saia lateral em preto metalizado (cor de origem), o que confere seguimento, elegância e a manutenção da ideia de robustez e desportividade conseguida na frente. A típica linha de tejadilho descendente herdada do CLS é, neste modelo, subitamente interrompida quando chegamos à traseira.

   A generosa e interessante peça aerodinâmica que maior controvérsia gera neste CLA 45 é mesmo o spoiler de carbono GT da Revozport. Apesar de grande, tem a curvatura certa e ângulo de entrada correcto o que lhe confere um ar quase como que «de fábrica». Ok, talvez o seu tamanho não seja do agrado de todos mas é isso que lhe confere um aspecto interessante e, afinal de contas, um automóvel é personalizado pelo seu dono e não pelos seus pares. Ainda assim, a sua cor negra, nua, em carbono que faz comunicação com o lip da tampa da bagageira, friso da matrícula e difusor, todos eles também em preto, contrasta na perfeição com o quente amarelo. Também na traseira os mais atentos perceberão logo que se trata de um AMG potente e não de uma versão com kit AMG, devido às quatro saídas de escape que neste CLA… amigos, é pena os textos e as fotos não terem som. A Milltek é a responsável pela linha de escape completa deste Mercedes e para os conhecedores, basta o nome para entenderem a sonoridade fantástica que este carro emite. Só… ouvido, mesmo!

Amarelo, carbono, quatro saídas de escape e um spoiler generoso. Uma receita de sucesso para impressionar quem se deslocar atrás deste 45 AMG.

    E já que entramos no campo da performance, pois o escape é parte vital desta área de alterações, falemos das restantes modificações. Tudo à vista, como é habitual dizer, este CLA conta com uma série de afinações e alterações desenvolvidas pela Tricolore Performance sediada no Reino Unido e onde o dono deste CLA foi, pessoalmente e ao volante do seu Mercedes, para instalar as alterações. Falamos de um motor que passou dos 360 para os 500 cavalos e que em toda a faixa de utilização é pujante, forte, impressionante. Conta então com o quarto estadio de modificação e afinação electrónica Tricolore Performance 525R, filtro de admissão de ar da Alpha e uma DumpValve da Forge. Tudo isto, somado ao tal sistema de escape da Miltek e a afinações específicas fazem este CLA andar mesmo muito bem. Juntamente com as alterações de motor, também a suspensão foi alterada. Inicialmente este CLA contava com a suspensão AMG performance, sendo substituída pelos coilovers KW ClubSport, que sendo totalmente adaptável, permite inúmeras formas de afinação e ajuste.

    No interior a história é um pouco diferente. Entramos num ambiente sóbrio, elegante mas desportivo, confortável mas adaptado à condução mais agressiva. Os tons negros são interrompidos por pequenos apontamentos em vermelho, que vai buscar a cor às maxilas de travão e ao quadrante. A única coisa que aqui nos relembra a cor exterior é mesmo a chave, personalizada também com a mesma película. Com sistema activo de estacionamento, bancos com regulação eléctrica, sistema de multimédia (UCI) com COMAND Online e o pack memórias (memorização de vários componentes escolhidos para que haja vários perfis de utilização), este CLA é uma maravilha de se conduzir e de utilizar, mesmo em condução despreocupada no dia-a-dia. 

     Apesar de desportivo, este Mercedes consegue manter o componente familiar (até tem detector de cadeira de criança) devido aos 4 lugares no interior e a uma bagageira que apesar de não ser a maior do segmento, consegue transportar malas e sacos com relativa facilidade de arrumação.

   Apesar de estarmos confortavelmente instalados nas baquets AMG, temos de voltar ao exterior. A luz começa a baixar e o local onde estamos propícia a algumas fotos em andamento que, com as sombras, luz e a cor deste CLA, são obrigatórias. Apesar da cor forte, este amarelo não cansa e ficamos minutos largos a olhar, admirar cada curva e analisar cada ângulo deste CLA. Até o seu dono, que convive diariamente com o carro, fica sem palavras e aproveita um momento de pausa para uns registos pessoais. Há uma forte ligação entre ambos e percebemos rapidamente que foi com gosto e enorme satisfação que este CLA foi sendo adaptado às necessidades e gostos do seu dono. Ainda assim, e como a vida é uma evolução, este Mercedes encontra-se para venda. Para mais informações sobre isso, podem enviar email para a AWP ou contactar através da nossa página do facebook.

Resta-nos despedir deste CLA muito fora do normal, não só por tudo o que já referimos mas pela personalidade com que percorre as ruas. O nosso agradecimento especial ao dono pela sua preferência na altura de imortalizar o seu projecto. Esperamos continuar a ver este par junto ou então com alguém que lhe dê uma boa casa.

error: Content is protected !!