Careka’s E91

    A comunidade portuguesa da «cena» automóvel é exigente. Temos sido solicitados por vários fãs da arte da personalização para fotografar os seus projectos e é com gosto que o fazemos e as críticas que temos recebido comprovam o sucesso que fazem. Facto é que os excelentes projectos que se podem ver no estrangeiro começam a influenciar os portugueses nos seus automóveis, no uso de material de melhor qualidade e na escolha do caminho a seguir.

Aproveitar uma zona em construçao para fotografar um projecto que nunca está concluído, parece-nos bem!

  Alguns desses projectos movem verdadeiras legiões de fãs e seguidores e sempre que é feita uma alteração, as redes sociais e fóruns da especialidade fervilham de comentários, opiniões, críticas. Na realidade, são estes projectos que fazem mexer as malhas da personalização automóvel em Portugal e que trazem o que se faz «lá fora» para solo nacional; ditam modas, criam tendências e causam aquele burburinho quando chegam aos eventos. Mas e o que acontece quando, de repente, esses projectos desaparecem dos radares dos aficionados sem data prevista de voltar?

    As perguntas sucedem-se de igual forma quando o projecto re-aparece. «É o projecto do X?» «Este é aquele que tinha as jantes da marca xpto e uma suspensão toda artilhada?», etc… Basicamente, foi o que perguntaram à All Wheels Photography quando postámos no nosso Facebook a primeira foto desta sessão. Sim, esta carrinha BMW 320d E91 é um desses projectos que ao longo dos anos de evolução reuniu em sua volta um grande número de seguidores e que com a sua retirada dos eventos nacionais para um grande facelift causou alguma dúvida e até saudades, digamos.

    Sendo o projecto que é, o seu regresso à ribalta só podia acontecer na AWP. E realmente é um projecto de encher a vista (e os cartões de memória da máquina fotográfica). Não queremos parecer tendenciosos mas a atenção ao detalhe e aos pequenos pormenores foi algo que não ficou esquecido e talvez seja dos projectos que temos fotografado aquele que mais investiu nisso. A maioria dos petrolheads conhece esta carrinha devido ao cuidado e à história por trás deste projecto e fomos conhecer essa história.

   Sentados na sombra (único local minimamente confortável no estaleiro onde realizámos as fotos, numa quente tarde de Junho), ficámos a saber que esta E91 não foi adquirida com o intuito de ser projecto. Tal como muitas outras, a carrinha foi comprada devido ao aumento do tamanho da família e com tudo o que isso acarreta em termos de necessidade de transportar. Com mais arrumação e um motor bem capaz, a E91 foi a resposta às necessidades da família do Careka. Mas o bichinho das alterações foi mais forte e rapidamente a carrinha familiar se transformou no projecto que hoje apresentamos.

De qualquer ângulo, esta E91 é um regalo para a vista!

     Com quase 8 nas mãos do seu dono, esta E91 conheceu várias fases, com jantes e suspensões diferentes, detalhes e pormenores que sempre a caracterizaram como única. Com cerca de 90% de tudo o que foi realizado a ser feito pelo seu dono na garagem, o Careka desabafa e conta-nos que foram muitas horas perdidas em pesquisas, medidas tiradas para que tudo batesse certo e claro, algumas correcções a erros cometidos que, como em tudo, serviram para aprender e aperfeiçoar as alterações realizadas. Os restantes 10% não feitos pelo Careka foram realizados na presença dele, para que pudesse aprender e conhecer mais sobre outras áreas da personalização automóvel.

    Com um projecto desta importância, e sabendo que a alteração final era a mudança de côr, não perdemos a oportunidade de poder captar algumas imagens da mesma ainda na Overlay onde foi totalmente desmontada para ser forrada em vinyl na sua totalidade. Ao contrário do habitual, este revestimento foi colocado no exterior e interior, com todos os painéis a serem removidos e despidos, ficando a carrinha em «esqueleto». Profissionalismo é a palavra chave neste projecto que claro, só podia contar com a Overlay, parceiro da AWP. E porque não é todos os dias que vemos um carro despido ao «osso», aproveitámos para umas fotografias e mostrar esse processo, bem como a comparação da antiga côr branca para o cinza discreto mas igualmente impactante.

Detalhes que apenas num BMW podemos encontrar, óticas assinadas.

    Mas esta alteração foi apenas uma das dezenas efectuadas. E nem precisam olhar com muita atenção para perceberem tudo o que foi modificado nesta carrinha. A começar na frente quase ameaçadora, o que salta logo à vista é o novo pára-choques do BMW 1M que juntamente com as grelhas pretas e os faróis US Style criam uma introdução de alto nível para o que se segue. Com a suspensão bem baixa, esta frente fica a cerca de 1 cm do chão, o que causa um grande impacto nos eventos e até no dia-a-dia.

A forma como a carroçaria assenta junto à aba das jantes frontais causa um verdadeiro sentimento de satisfação.

    E já que falamos na suspensão, e após algumas alterações, atualmente esta E91 conta com suspensão a ar com bags TA, controlador Airlift 3p e auto-niveladores 3h que consegue encaixar as rodas de trás dentro das cavas e permitir um fit digno de registo, perto da perfeição. E por falar em perfeição, temos de falar das jantes! Sim, não são as badaladas Rotiform ou equivalentes, são umas mais raras e lindissimas Lorinser RSK2 de 19 polegadas com abas personalizadas Radinox com 3,5 e 4,5 polegadas na frente e traseira, respectivamente, criando um set rolante com 9,5 polegadas na frente e umas respeitosas 10,5 polegadas no eixo traseiro. A juntar a isto tudo, fez-se a alteração de furação de 5×112 (furação do grupo VAG) para 5×120 (furação BMW) e centros personalizados com porca estilo BBS RS. Bem dissemos que a atenção ao detalhe era imensa… e não fica por aqui!

   Na lateral as embaladeiras da versão M3 do E90 compõem o perfil desta carrinha, onde também temos de falar das barras de tejadilho da versão mais recente da E91 (LCI) e o spoiler de bagageiro bem mais pronunciado e longo, causando um impacto visual bastante homogéneo e interessante. A traseira com os farolins da versão 335, tal como a dupla ponteira, panelas de escape 335i e difusor da M Performance acentuam o impacto causado pela impressionante largura da E91 e pelo camber das jantes traseiras que, convenhamos, é algo fantástico de se ver quando a carrinha está parada e com a suspensão no mínimo.

    Por toda a carrinha estão espalhados alguns detalhes da Overlay, que acentuam a tal atenção ao detalhe. Atrás dos puxadores, na base e topo do aileron traseiro, pilares B e também no interior, parece que entrámos numa caça ao tesouro para encontrar os logos e nome da empresa responsável pela nova côr desta E91.

     Também no interior houve espaço a melhorias e claro, à personalização em grande escala. A escolha do vermelho, da alcântara, do cabedal e da simplicidade de linhas foram a escolha acertada para o habitáculo desta BMW Serie 3. O tablier com os frisos forrados em alcântara a combinar com o volante, consola central e pilares cria um ambiente muito elegante e confortável a bordo mas a grande estrela deste interior é mesmo a escolha para o estofamento dos bancos em pele e alcântara vermelha com os clássicos acabamentos em losanglo. O conforto está patente seja em que local for no interior desta E91 e até a bagageira parece confortável e alberga o sistema de suspensão a ar.

    Com uma temática cinzenta com contrastes de cores quentes, esta BMW 320d E91 misturou-se na perfeição no local escolhido para estas fotos. A atenção que atrai e as críticas positivas que tem recebido comprovam as escolhas acertadas em todas as alterações realizadas ao longo dos anos de evolução, sendo esta fase, sem sombra de dúvidas, a melhor desta E91, transformando-a numa das melhores do país e estabelecendo uma nova referência nesta tipologia de projectos.

    Por fim, o Careka quis nos agradecer pelo trabalho desenvolvido e aproveitou para nomear aqueles que contribuiram para realizar este projecto: Overlay, Auto-Peças Online, Royal Lab, AT Pneus, AC Couto e Down Garage. Foi sem dúvida um grande prazer contar com esta E91 para o nosso portfólio e claro que a iremos ver em vários eventos a fazer o que faz melhor: criar tendências e ditar modas na área da personalização automóvel.

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: