Bakkie - All Wheels Photography

Bakkie

    A originalidade do mundo automóvel por vezes surpreende. A vasta capacidade do homem em criar, projectar e construir vai além do mero veículo base, para modelos, versões e edições capazes de se ajustar ao cliente, ao condutor. Há muitos anos que é comum em várias marcas as derivações de modelos, nomeadamente do hatchback para a stationwagon, a versão cabrio, entre outros, sendo que depois destas versões mais naturais, mais óbvias, há outras, mais radicais, como as pickup.

Mas vamos compreender melhor a base histórica desta P-Up. A Datsun na década de 70 tinha um volume de vendas bastante aceitável com o seu Datsun 1200. Os designers da marca começaram por fazer pequenas alterações no desenho do sedan e, como era hábito na altura, acabaram por desenhar uma pickup que, infelizmente em Portugal, não foi comercializada, sendo que as únicas existentes nos dias de hoje foram importadas de países onde fizeram sucesso, nomeadamente Japão, África do Sul, Austrália e algumas na América do Sul.

    Para os conhecedores, é fácil perceber a 1200 UTE: do pilar B para a frente era o modelo de passageiros de 4 portas, sendo depois acrescentada uma caixa de transporte de mercadorias, nascendo assim a 1200 conforme vos mostramos aqui.

A pequena Bakkie preparada para as adversidades do dia-a-dia.

    Como dito anteriormente, a variante P-Up teve imenso sucesso em alguns pontos do globo. Na Austrália, era conhecida como UTE, tendo o motor 1200 como o desta versão. Na África do Sul era chamada de Bakkie mantendo o motor 1200 no ínicio, sendo mais tarde introduzido o motor 1400. No mercado japonês, onde atingiu maior volume de vendas, era comercalizada como Nissan Sunny Truck e motor 1200. Todas estas versões, independentemente do país, só conheceram motores a gasolina.

   Um dos países a produzir esta Datsun 1200 foi a África do Sul, desde o ínicio dos anos 70 até ao século XXI, ano de 2006, quando sofreu algumas modificações mecânicas e acertos estéticos, nada que alterasse a sua estrutura em demasia, dado que a Bakkie era conhecida por ser pequena, ágil e bastante manobrável e versátil.

   

     Em Portugal esta P-Up foi introduzida nos anos 70/80 em pequeno número, não passando de algumas dezenas de unidades importadas na altura, e com a motorização 1200. A maioria pertencia a imigrantes na África do Sul, que ao regressarem ao país, e conhecendo a fiabilidade desta Datsun, a traziam consigo. É por este motivo que a maioria das que ainda circulam têm o volante à direita.

    Andávamos em busca de uma pickup destas à muito, para podermos colocar na AWP, principalmente por ser um automóvel raro, único e bastante interessante. Conseguimos chegar à conversa com o Sérgio, dono desta fantástica Datsun 1200 B120 de 1979. Como em todos os automóveis que fotografamos, mas em especial os clássicos, procuramos sempre conhecer a história do dono e da sua obra de arte automobilistica. Neste caso específico, foi como que um acaso, digamos.

   O carro foi importado em 1989, proveniente da África do Sul, sendo que o dono nunca se conseguiu habituar á condução, em Portugal, de volante à direita. Foi então vendida a um senhor, entusiasta destes modelos e vizinho dos pais do actual dono, que já tinha uma outra Datsun 1200 pickup igual. Foi fácil então perceber o encanto e o motivo da aquisição desta 1200, pois o Sérgio, desde pequeno, via diariamente a carrinha e foi nutrindo um gosto e paixão por ela. Quando cresceu e teve possibilidades económicas para a comprar, fez uma proposta ao anterior dono que aceitou, trocando mais uma vez de mãos. Desde então, tem sido uma prova de resistência para o Sérgio, na recuperação de algumas áreas do veículo, colocação de itens de origem e upgrades, nomeadamente o lip frontal , ligeiro rebaixamento, a colocação de espelhos nos guarda-lamas e a nova ponteira de escape.

   Apesar do tempo pesado, fosco, cinzento e extremamente ventoso, conseguimos fazer esta sessão fotográfica e claro, com algumas trocas de ideias e conhecimentos. Aprendemos imenso sobre a Datsun 1200 Bakkie e mais importante, percebemos o encanto, charme e intemporalidade de uma versão tão rara do Datsun 1200.

error: Content is protected !!
%d bloggers like this: