Armada M

   O sonho de muitos fãs de automóveis passa pelas categorias desportivas das marcas. As divisões responsáveis pelo sucesso de cada emblema nas competições automóveis, sejam elas em que categoria forem, fazem o nosso intelecto passear pelo mundo da octanagem, dos 0-100 km/h em segundos e das velocidades máximas bem elevadas. Seja em que marca for, essas mesmas divisões continuam a trazer para os seus topo-de-gama de estrada as tecnologias e conhecimentos adquiridos na competição, tornando assim os seus desportivos cada vez mais eficazes e bem sucedidos.

    Na BMW a responsabilidade do carácter desportivo de cada um dos seus veículos é da responsabilidade de uma letra apenas, M. A divisão M (Motorsport) funciona cada vez mais como uma submarca da BMW AG em si, tendo atualmente um vasto leque de modelos que vão do mais pequeno série 2 (M2) aos SUV X5 e X6 (X5M e X6M, respectivamente), passando pelo porta estandarte M5 e claro, pelos M6. E quando esta divisão da BMW resolve fazer uma festa com os seus modelos, convidando os clientes a passar um dia em grande, a All Wheels Photography tem de estar presente.

    A BMW M resolveu brindar os presentes no último Estoril Experience Day com um desfile dos seus melhores modelos, desde o início da sua linhagem desportiva até aos dias de hoje. E que belo desfile. As cores, os detalhes de cada um, o som dos poderosos motores sejam eles em V ou em linha, ecoavam pelo paddock e chamavam pelos aficionados dos modelos desportivos, sejam eles fãs da BMW ou das suas concorrentes mais directas.

   Ao longo dos seus 46 anos de produção específica de modelos desportivos, a divisão M tem evoluído na tecnologia a par da sua marca-mãe, a BMW. As inovações mais marcantes, quer em termos de tecnologias, quer em termos de dinâmica e motores vêm nos modelos M o seu expoente máximo, servindo até muitas vezes estes modelos como montra para mostrar ao mundo as novidades nesses campos. Em tempos, a BMW M produziu modelos que viraram autênticos ícones automobilísticos, como o BMW M1 ou o fantástico 3.0 CSL, que apesar de não ostentar o M, pertencia a esta divisão e era a versão de estrada do modelo que viria a ganhar várias provas de turismo da sua classe.

    A BMW M não produz apenas versões desportivas dos modelos BMW. É responsável também pela produção de motores para outros modelos, como o famoso McLaren F1 GTR cujo V12 da BMW o catapultou para a vitória na sua classe das 24h de Le Mans em 1995. Além de motores, as inovações nos chassis e caixas de velocidades têm sido cobiçadas e claro, compradas por outras marcas que sabendo do sucesso desportivo desta divisão, procuram ter números de vendas mais cativantes com base na utilização de bons materiais e equipamentos.

Os anos passam, mas a linhagem M permanece lindíssima.

    Uma excelente iniciativa da BMW que levou os fãs (e não só) da marca bávara ao rubro no Estoril, mostrando o que melhor a sua divisão M tem para mostrar. Um sonho ao alcance de poucos mas que com certames como estes permitem que vocês e nós sonhemos com estes poderosos desportivos.

error: Content is protected !!