Almada Extreme Sprint 2019

     O distrito de Setúbal tem um passado automobilístico importante. O desporto automóvel tem sido o mote para atrair turistas à península e o facto de ser berço de algumas estrelas nacionais ajuda a construir esta imagem. Parte integrante desta imagem é o CMS, Clube Motorismo de Setúbal, que tem sido responsável por organizar diversos eventos, rampas e competições principalmente na zona de Almada e Setúbal. Dois dos eventos mais importantes são a Rampa da Arrábida (que contamos brevemente fazer a cobertura fotográfica) e o Almada Extreme Sprint que na sua segunda edição trouxe ainda mais novidades e momentos desportivos à Lisnave, em Cacilhas.

      Decorreu a 15 e 16 de Junho nos estaleiros inativos da Lisnave e confessamos já que era um local que queríamos muito visitar. O aspecto industrial, abandonado mas que mantém os traços da época laboral é um verdadeiro atrativo para a fotografia. A forma como a luz passa pelos vidros (poucos, é verdade) dos diversos pavilhões, as ruas que ainda têm o cheiro de ferro e quase parecem entoar o barulho dos trabalhos feitos por ali criam o ambiente perfeito para umas boas horas de fotografia. Se a isso pudermos juntar uns automóveis, melhor ainda. Só é pena é que, sem ser em dias de evento, a entrada e exploração dos estaleiros não seja permitida. Seria uma excelente forma de divulgar o concelho e até de possível encaixe financeiro para a autarquia. Fica o desafio, antes que o espaço seja concedido a interesses privados de exploração imobiliária.

     Mas falemos mais um pouco do evento em si. A referida segunda edição, única em Portugal e na Europa pela forma como decorre e o local onde é realizada, a Almada Extreme Sprint foi dividida em categorias, tal como outros eventos do género; Regularidade, Sprint, Evo Cup, Corrida dos Campeões são as vertentes que os visitantes, que não pagaram entrada, tiveram oportunidade de ver. Parte essencial de um evento deste género é a segurança e os aspectos menos positivos primeira edição foram largamente explorados e alterados e prova disso foi a ausência de incidentes nestes dois dias de evento. Foram aumentadas as zonas seguras para ver a prova, áreas de acesso à pista e ao paddock.

Não é todos os dias que vemos um antigo RX7!

     E em Almada as estrelas ligadas ao desporto motorizado foram parte essencial da organização deste evento, em especial o piloto de Rally Rui Madeira, que por fazer parte da organização, ajudou a «polir» algumas arestas do evento e claro, a testar o percurso que, segundo o mesmo, é mais exigente do ponto de vista técnico e claro, mais interessante para os pilotos e para os espectadores. Além das tais zonas seguras e áreas de pista abertas ao público, o Almada Extreme Sprint contou também com zona de restauração junto à entrada e uma área dedicada ao também almadense Miguel Oliveira, piloto de MotoGP.

    Junto à restauração tínhamos uma zona de exposição automóvel com velhas e mais recentes glórias de quatro rodas junto ao «pavilhão» da Toyota, marca nipónica que aproveitou o evento para mostrar, quase em primeira mão (pelo menos para nós e apostamos, para muitos dos presentes) a geração A90 do mítico Toyota Supra, modelo com muita importância para a marca mas que, pela partilha de imensos componentes com o BMW Z4, tem sido alvo de críticas dos fãs, principalmente dos mais aficionados do modelo japonês. Mas a ele esperemos voltar num artigo dedicado.

    A organização do evento por parte da CMS foi apoiada pela Câmara Municipal de Almada, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada e com o patrocínio de diversas marcas, empresas e privados do distrito de Setúbal e foi bastante aplaudida pelos visitantes e participantes, nomeadamente empresas que tiveram a oportunidade de expôr o seu trabalho no recinto da Lisnave, como foi o caso da MS Customs, Second Skin e claro, da Vintage Factor, três nomes importantes da área automóvel da zona de Almada e que registamos mais em detalhe, nas fotografias que deixamos a fechar este artigo. Até 2020, Almada Extreme Sprint.

A Vintage Factor nunca desilude!
error: Content is protected !!