2º Encontro Clube OPC Portugal

     Os clubes automóveis têm sempre um começo atribulado. Existem os que conseguem crescer rapidamente tornando-se uma referência no panorama automóvel e há os outros que a custo vão aumentando o seu leque de membros e vão conseguindo aos poucos ver o seu leque de elementos crescer. O Clube OPC Portugal é um exemplo deste segundo tipo, dado que apenas no último ano tem conseguido projectar o seu projecto e objectivos a nível nacional. No passado mês de Dezembro acompanhamos o primeiro encontro oficial na Figueira da Foz onde dezena e meia de modelos OPC de fábrica se juntaram para espalhar o seu charme pela zona. Este ano o segundo encontro cresceu não em participantes mas na visibilidade e envolvência do evento em si, ao integrar a edição de 2019 do Caramulo Motorfestival (que faremos o devido artigo, na próxima semana).

    Mas falemos dos OPC. Já sabem o blá blá blá das letras que compõem a sigla, pois já falámos disso antes. Ainda assim temos de fazer a ressalva que este Clube é um dos mais exclusivos do país, dado que são poucos os modelos oficiais com a sigla OPC (e por oficiais referimo-nos a de fábrica, sem serem modelos com a estética do OPC, mas sem a restante mística). E porque é importante mencionar isto? Porque os modelos desportivos OPC têm a responsabilidade de se tornarem futuros clássicos e é com essa premissa que o clube trabalha, no sentido da responsabilização de cada membro para preservar a originalidade dos seus modelos e manter a unicidade do clube.

Os OPC ficaram parqueados logo junto à entrada do evento, numa zona de bastante afluência de público o que permitiu que muitos apreciassem logo a beleza dos desportivos da Opel.

    E o evento? Começou bem cedo no primeiro dia do Caramulo Motorfestival. Às 9h30 o primeiro ponto de encontro na estação de serviço de Vouzela (na A25) já se coloria com os tons vibrantes dos modelos presentes. Daí seguimos rumo à vila do Caramulo por estradas e «estradinhas» serpenteantes onde os Corsas, Astras e Insígnia se sentiram como peixe na água e foi um bom prenuncio para o restante evento. A chegada ao Caramulo foi mais demorada devido a imensa gente (e carros) a chegarem à vila e à nossa espera tínhamos um saco do evento com revistas e material promocional de várias marcas patrocinadoras que prontamente exploramos. Depois dos carros do Clube devidamente parqueados, fomos explorar o evento e aqui fazemos uma ponte directamente para o artigo do próximo domingo.

Sim, temos algumas fotos desta Insígnia!

    O almoço teve o seu quê de especial, pois teve lugar nos claustros do Museu do Caramulo, junto a outros clubes como o Clube Porsche Iberico ou a equipa Alpine que tinha dois exemplares do recém chegado A110. Mas mais do que a comida num dos locais mais emblemáticos da vila, foi a união e boa disposição que assistimos durante a refeição-buffet. Bastante animada, a conversa entre vários dos presentes até não foi sempre sobre automóveis, o que diz muito sobre o à-vontade conseguido durante o almoço.

      De barriga composta e café tomado, fomos espreitar a exposição patente no Museu, que realmente valia a pena. Aproveitando a oferta de um bilhete por cada carro inscrito no evento por parte do Clube, a comitiva deliciou-se com alguns dos mais bonitos e fantásticos super-carros de onde destacamos, claro, o Ferrari La Ferrari. Mas mais uma vez, para a semana falaremos (e mostraremos) mais sobre isto. A tarde passou a voar e estava próximo o momento alto do dia: a subida em desfile da Rampa Histórica do Caramulo que, infelizmente, demorou mais tempo a acontecer do que prevíamos. Bem, 1h30 mais para sermos exactos. No entanto, e na eminência de se desistir de a fazer, lá anunciaram nos altifalantes o Clube OPC Portugal e os modelos desportivos da marca Opel rumaram à partida e fizeram a sua subida.

O camera-car do dia, Opel Astra J OPC.

    Foi épico, foi único e certamente inesquecível para todos os participantes. E foi no Caramulinho, no topo da Serra que nos despedimos e encarávamos os quase 300 km’s de caminho até aos HQ da All Wheels Photography com a sensação de um dia em pleno, com muitas octanas inaladas, muitos automóveis vistos e admirados e claro, amizades cimentadas. E pelo que soubemos, o terceiro evento oficial deste Clube OPC Portugal já está na calha e promete ainda mais adrenalina, principalmente ao volante. Já temos a agenda de 2020 na mão para marcar presença.

error: Content is protected !!