208-fresh

     Fresco. Foi a palavra que nos surgiu na cabeça quando olhámos para as fotos deste projecto, na altura da reserva da sessão fotográfica. E como pode ser um carro «fresco»? É do ar condicionado? Ou será de ter de ser fotografado à sombra? Certamente que não intercede junto do S. Pedro para baixar a temperatura, já que à hora da sessão fotográfica (18h) ainda estavam uns simpáticos 32ºC. Ainda assim, não nos demovemos de realizar umas fotografias a este projecto que surpreendeu os presentes e visitantes na segunda edição do Drop’pt pelo seu aspecto clean e bem conjugado. E mais do que as primeiras impressões, também as restantes marcam e neste Peugeot 208 estático (ou seja, nada de suspensões a ar que ajudam em alguns momentos das viagens), essas também são importantes.

De qualquer ângulo este 208 impressiona pela simplicidade.

    Optámos por não nos afastar muito do local do evento dado que foi no final do primeiro dia do Drop’pt que resolvemos realizar esta sessão. Basicamente, estávamos a cerca de 300 metros da entrada do recinto, numa rua sem saída o que nos garantiu alguma paz e sossego para podermos fazer o nosso trabalho. Ainda não tínhamos fotografado um Peugeot 208 e para primeiro, achamos que acertamos em cheio. O tal estilo limpo, sem exageros, sem cores berrantes, sem adereços abusados, sem jantes de grande dimensões acaba por ser uma «lufada de ar fresco» num mundo, digamos, carregado de projectos vistosos e abusados. Mas não nos entendam mal, na AWP há espaço para eles todos e prova disso é a secção em que este artigo se insere!

     Mas saltemos a parte teórica e vamos ao carro em si. O tal aspecto limpo e «fresco» deve-se muito à conjugação de cores. O tom branco básico (cor da Peugeot) combina bem com as jantes prateadas; o objectivo aqui é mesmo manter a simplicidade e a teoria dos três passos que já foi abordada noutros artigos é aqui levada à letra: rebaixamento, pneu e jante conjugados de forma harmoniosa. As fotografias fluem naturalmente com alteração de ângulos e de detalhes a fotografar, tanto que nem nos apercebemos de fotos repetidas no momento em que as tiramos. Aproveitamos um pequeno momento de pausa e falamos do grupo StanceBoss ao qual este 208 e o seu dono, obviamente, pertencem. 

   Nascido também nas redes sociais, trata-se de um grupo de amigos que têm os automóveis como base da diversão mas que vão além disso, vêm-se como amigos e família, deslocando-se aos eventos juntos, mesmo que os seus veículos (ou parte deles) não estejam em exposição. Já fotografamos previamente projectos desta «família» e contamos alargar o leque em breve, no nosso portefólio.

    E o 208? Na frente o look parece quase original. E até é, de certa forma, dado que tudo o que lá está é OEM (original), mas que foram colocados depois, pelo dono, no sentido de melhorar a estética e função do seu automóvel. Os faróis são da Fase 2, com olho de boi e assinatura led, conferindo um aspecto mais premium a este utilitário. A grelha inferior em favo de mel é outro detalhe que dá um aspecto cuidado ao 208 juntamente com o pára-choques também da Fase 2 que viu alguns detalhes serem melhorados para um melhor aspecto final.

     De perfil este Peugeot está bem baixo e colado ao chão. Na primeira vista, pensamos rapidamente tratar-se de um veículo equipado com suspensão a ar mas a surpresa ocorre quando entramos no 208 para irmos até ao local das fotos e nos é dito que a suspensão é fixa, recorrendo a coilovers trabalhados para baixar ao máximo possível. E apesar de rolar baixo, consegue chegar aos locais com mais ou menos trabalho de volante e atenção às condições do piso para minimizar possíveis danos. Nem todos compreendem esta tipologia mas acreditamos que as fotografias do nosso artigo ajudem a perceber o trabalho envolvido num projecto destes e a «resistência» às suspensões a ar. As jantes estilo das BBS RC 302 em 17 polegadas com ET15 e largura 8,5 polegadas, que conseguem ter um encaixe perfeito no carro e rolar de forma tranquila com pneus esticados.

     Na traseira as alterações estéticas são mais profundas que na frente. O principal interveniente nestas é o spoiler tipo GTi no topo da mala conseguindo um look mais agressivo a este Peugeot. Mais abaixo temos um difusor traseiro personalizado com duas ponteiras em inox de 75 mm que casa na perfeição com o estilo deste projecto. Os farolins, tal como a frente, vieram também de um Fase 2 e a assinatura noturna em led é realmente um upgrade importante para este carro. O aspecto geral deste 208 agrada à vista e quando se esmiúça em detalhe encontramos pormenores que reforçam a nossa ideia de projecto revelação a nível nacional para 2019.

Com mais impacto que a frente, a traseira deste 208 mantem a linha de estilo.

    Houve ainda tempo para dar atenção ao interior, onde as alterações se limitaram ao volante proveniente do 208 GT. Mantém o interior de origem, sem grandes floreados trazendo o ambiente simples e clean do exterior para o interior. Há ideias por parte do Fábio, dono deste leão, em melhorar também esta zona do projecto mas para já, temos o que mostramos. Destacamos o marcador do evento Drop’pt que orgulhosamente é ostentado no espelho deste 208. Em conversa com o Fábio, percebemos que houve muito trabalho envolvido neste Peugeot e que prontamente agradece, nomeadamente à PF Autoparts e à 810 Customs Garage devido ao trabalho feito na personalização do para-choques e na suspensão; os agradecimentos não podiam terminar sem a referência à família StanceBoss e à sua noiva toda a ajuda dada e a paciência que é importante quando se acompanha os «malucos» dos carros pelos eventos um pouco por toda a parte.

     Resumimos este artigo num só parágrafo, dando importância e ressalvando a tipologia de alterações seguidas neste projecto. A simplicidade da estética do Peugeot 208 foi assinalada com alterações simples e eficazes de forma a criar um produto final agradável á vista, de aspecto cuidado sem necessitar de alterações «ao quilo» ou utilizações de itens mais «espampanantes» que apesar de importantes, acabam por se tornar banais nos projectos observados nos eventos. E acreditamos que vamos voltar a ver este 208 noutros eventos e que vai continuar a virar cabeças pela sua eficiente lista de alterações.

error: Content is protected !!